Os melhores tratamentos caseiros do couro cabeludo

Postado em: Faça Você Mesma

Estão a ver aquela sensação de felicidade e prazer quando parece que criaram um cosmético caseiro totalmente natural e eficaz? Pois bem, interpretar um demiurgo dos cosméticos pode ser muito divertido. Assim sendo, hoje vou dar uma ideia para terem muito com que se entreter neste fim de semana: tratamentos para o couro cabeludo que vão proporcionar seguramente uma uma enorme satisfação, não só porque são vocês próprias que os criam, mas também pelos incríveis efeitos alcançados.

Criem-nos, combinem-nos e utilizem-nos! Os tratamentos caseiros para o couro cabeludo são perfeitos para toda a gente que tem couro cabeludo sensível e não tolera álcoois pesados ou substâncias sintéticas presentes nos produtos de supermercado. Naturalmente, este não é o único grupo de pessoas que devem recorrer a tratamentos caseiros para o couro cabeludo. Na verdade, estes produtos caseiros de cuidado capilar devem ser considerados obrigatórios por quem se preocupa com o estado do seu cabelo. O condicionador caseiro para couro cabeludo deve ser armazenado no frigorífico e utilizado no espaço de 3 a 4 dias.

Quando devem recorrer a um tratamento caseiro para o couro cabeludo?

Podem recorrer a um condicionador de couro cabeludo sempre que

  • pretenderem acelerar o crescimento do cabelo.
  • pretenderem impedir que o cabelo fique fragilizado.
  • sonharem com um cabelo espesso.
  • tiverem o couro cabeludo seco ou oleoso.
  • se preocuparem com o reforço do vosso cabelo.
  • tiverem o cabelo matificado e baço e pretenderem restaurar o brilho.

Tratamento para o couro cabeludo com urtiga e cavalinha

Este tratamento para o couro cabeludo é uma fonte muito rica de silício, que é necessário para duas coisas: para ajudar a melhorar a aparência do couro cabeludo e para ajudar os folículos a produzirem cabelos fortes. Quando fornecido com silício, o cabelo fica mais grosso, forte e apresenta uma cor deslumbrante e intensa. Além disso, o tratamento para o couro cabeludo de urtiga e cavalinha acalma a pele da cabeça irritada e com prurido, e reduz a seborreia, fazendo com que o cabelo permaneça limpo e leve por mais tempo.

Preparem uma infusão com uma colher de sopa de urtiga e cavalinha. Vertam água a ferver (250 ml) sobre as ervas. Podem utilizar a infusão várias vezes por dia.

Tratamento para o couro cabeludo com bardana e açoro

Estas plantas complementam-se muito bem. Este tratamento para o couro cabeludo é perfeito para quem sofre de seborreia. Além disso, melhora significativamente o crescimento do cabelo. Estas duas plantas são conhecidas por serem suficientemente fortes para combater bactérias e fornecer várias substâncias nutritivas aos folículos.

Deixem ferver uma colher de chá de raiz de bardana e uma colher de chá de açoro durante 3 a 5 minutos. Mais tarde, coem a mistura, deixem arrefecer e apliquem no couro cabeludo e no cabelo numa base diária.

Tratamento para o couro cabeludo com sumo de bétula (água de bétula)

Tenho a certeza de que já ouviram falar deste tratamento. É um dos tratamentos para o couro cabeludo mais populares. Não requer qualquer preparação, pelo que não precisam de se transformar em alquimistas de fim-de-semana. Só têm de comprar sumo de bétula.
Naturalmente, seria melhor se conseguissem encontrar um sumo de bétula certificado e ecológico, livre de quaisquer aditivos.

Depois de cuidar do cabelo com água de bétula, os fios ficam mais sedosos e brilhantes.
Este tratamento é recomendado principalmente para couro cabeludo oleoso e seco, mas também é eficaz no tratamento de cabelo fragilizado. Além disso, o sumo de bétula ajuda a suavizar e a modelar o cabelo pesado e áspero! É um verdadeiro agente milagroso!

Tratamento para o couro cabeludo com limão

Outro tratamento caseiro para o couro cabeludo ultrarrápido e altamente eficaz que é bastante popular entre as bloggers. Equilibra a produção de sebo, restaura o pH da pele, refresca e combate a caspa.

Misturem o sumo de meio limão com 125 ml de água. Apliquem no couro cabeludo (depois de lavar o cabelo) e não enxagúem.

Tratamento para o couro cabeludo com café

O cabelo começa a crescer imenso quando expõem os folículos ao tratamento com café.
Bem, isso é o que dizem, pois nunca detetei qualquer melhoria significativa na espessura do meu cabelo. Talvez se deva ao facto de ter usado o Nanoil antes, e este produto de cuidado capilar é realmente fantástico! Acho que não há efeitos que me surpreendam, já que vi aquilo que o Nanoil é capaz de fazer. De qualquer forma, a cafeína contida neste tratamento para o couro cabeludo melhora a circulação, o que resulta em folículos mais fortes e numa melhor nutrição do couro cabeludo. Isto, naturalmente, promove o crescimento capilar.

Façam uma infusão com o café e, quando arrefecer, apliquem-na no couro cabeludo a cada 2-3 dias (removam os grãos). Naturalmente, as mulheres loiras devem ter mais cuidados quando utilizarem este condicionador para couro cabeludo de cor escura. Portanto, se tiverem o cabelo claro, o melhor será reduzir a frequência da aplicação – uma vez por semana é suficiente.

Tratamento para o couro cabeludo com rabanete preto

Quem não o conhece? O rabanete preto é um dos melhores condicionadores para cabelo fraco e desprovido de força, volume e cor. É certo que o rabanete preto não cheira bem, mas os efeitos positivos (regeneração, reforço e nutrição) compensam.

Coloquem meio rabanete preto num liquidificador. Em seguida, deitem o sumo num frasco com atomizador. Tapem o nariz 🙂 e pulverizem o sumo de rabanete no cabelo e couro cabeludo 30 minutos antes de lavarem o cabelo.

Já conheciam algum dos tratamentos para o couro cabeludo que listei acima? Talvez utilizem outros tratamentos caseiros para o couro cabeludo que melhorem a aparência do vosso cabelo? Costumam combinar condicionadores de couro cabeludo com óleos naturais? Deixem os vossos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cosméticos caseiros com canela. Têm de experimentar!
Nanoil Keratin Micellar Shampoo – A minha avaliação honesta