Faça você mesma: os 10 melhores condicionadores capilares caseiros
Olá, minhas beldades 🙂
Haverá alguma mulher que não sonhe ter um cabelo longo e bonito?
Como podemos melhorar os nossos penteados se a maioria das máscaras de supermercado inclui alguns ingredientes controversos?
Parabenos, silicones, derivados de petróleo, álcoois (os prejudiciais; álcool desnaturado em destaque)…
Tenho uma sugestão. Não há como recusar. Vamos tratar do assunto (ou do cabelo) com as nossas próprias mãos e garantir que os fios obtêm aquilo que realmente precisam. Aqui vão algumas máscaras capilares caseiras. Escolhi as dez máscaras mais eficazes. Cabe-vos a vocês escolher aquela que irá nutrir os vossos cabelos.
1. Condicionador caseiro de iogurte e maionese
[todos os tipos de cabelo]
A maionese e o iogurte batem os recordes de popularidade no que toca ao cuidado capilar. Esta máscara regula a secreção de sebo no couro cabeludo, fornece ao cabelo as proteínas desejadas, fecha as cutículas para uma maior suavidade, e aumenta o brilho. Basta misturar iogurte e maionese – nas mesmas proporções e dependendo do comprimento do cabelo. Apliquem a mistura, deixem atuar durante cerca de trinta minutos, enxagúem bem e lavem o cabelo.
2. Condicionador capilar caseiro de mostarda e pimenta
[máscara de crescimento capilar, todos os tipos de cabelo]
Misturem uma colher de mostarda, maionese e pimenta caiena (pode ser pimenta moída ou meia de gengibre moído). Apliquem a máscara e deixem atuar durante cerca de quinze minutos. Removam a máscara e lavem o cabelo com um champô delicado. Ao aplicar a máscara, façam uma massagem delicada no couro cabeludo – estimula o fluxo sanguíneo e, consequentemente, os bulbos.
3. Condicionador capilar caseiro de mel e aloé
[para cabelos secos e normais]
O gel de aloé foi uma invenção fantástica. É versátil e funciona como uma incrível máscara capilar, sem ingredientes adicionais. Ainda assim, é possível melhorar a sua ação, principalmente se o cabelo estiver extremamente seco e danificado. Misturem o gel de aloé (pode ser uma colher de sumo de aloé espremido na hora ou polpa de aloé) com uma colher de mel. Apliquem no cabelo, deixem atuar durante 15-20 minutos, enxagúem e lavem bem o cabelo.
4. Condicionador capilar caseiro de óleo e gema de ovo
[condicionador suavizante e hidratante para cabelos secos]
Misturem uma colher de mel com uma gema, uma colher de iogurte natural e uma colher e óleo natural (os óleos de argão, jojoba ou abacate são os ideais). A mistura deve repousar durante trinta minutos. Em seguida, lavem bem o cabelo.
5. Condicionador capilar caseiro de mel e banana
[para cabelos danificados, sem brilho e elásticos]
Misturem 1/3 de copo de mel com uma banana esmagada. Apliquem em cabelo húmido e removam completamente passados 30 minutos.
6. Condicionador capilar caseiro de leite e levedura
[a melhor opção para cabelos oleosos]
Basta misturar um pacote de levedura com meio copo de leite morno. Distribuam a mistura pelo cabelo e lavem-no com champô delicado passados 30 minutos (podem utilizar infusão de urtiga e água para a lavagem final).
7. Condicionador capilar caseiro de óleo, mel e iogurte
[todos os tipos de cabelo]
Este condicionador confere brilho e mantém o nível de pH adequado do couro cabeludo. Misturem os três ingredientes em proporções iguais e deixem repousar no cabelo durante 30 minutos. Lavem o cabelo. A escolha do óleo é vossa, mas é importante que saibam escolher o óleo certo para a porosidade do vosso cabelo. Adoro óleo de jojoba e óleo de abacate.
8. Condicionador capilar caseiro de cerveja e gema de ovo
[adequado para cabelos fracos e quebradiços]
Misturem um ovo com ¼ de copo de cerveja. Apliquem a mistura durante cerca de 15 minutos. Distribuam-na pelo cabelo húmido ou seco, e não se esqueçam de o lavar bem com champô (a clara de ovo deixa o cabelo um pouco rígido e também não devem querer ficar com o cabelo a cheirar a cerveja, certo?).
9. Condicionador capilar caseiro de óleo e limão
[a salvação para cabelos secos]
Misturem uma colher de óleo de jojoba ou argão, uma colher de sumo de limão e algumas gotas de vitamina A+E. Apliquem a máscara no cabelo (de preferência seco e por lavar). Deixem atuar durante 30 minutos e lavem com champô delicado.
10. Condicionador capilar caseiro de gelatina
[efeito de laminação capilar]
Esta máscara melhora a aparência do cabelo, protege contra os danos, aumenta o brilho e o cabelo fica muito fácil de manusear. Dissolvam uma colher de chá de gelatina com uma colher de chá de vinagre de maçã e um pouco de água (por exemplo, 2-3 colheres, dependendo da consistência que preferirem). Deixem a máscara atuar durante 15 minutos e removam-na completamente.
Além das dez melhores máscaras, há uma que é a cereja no topo do bolo: uma máscara que fortalece o cabelo, regenera, estimula os bulbos capilares e o couro cabeludo, embeleza e protege. De que máscara estou a falar? Obviamente, estou a falar de óleos naturais – uma mistura bem composta de óleos é o mais adequado. Os óleos são precisos, poderosos e produtos de excelência. Para mim, não há nada melhor. Mesmo que optem por uma das máscaras que descrevi, devem sempre enriquecer a vossa rotina de cuidado capilar com um tratamento capilar com óleo. Na verdade, é como uma máscara comum mas… oleosa. Apliquem óleos capilares naturais uma vez por semana. Que óleo escolher para o tratamento? Deve adequar-se à porosidade do cabelo (à sua condição).
Gostaram de algumas das máscaras? Aplicam óleos no cabelo? Quais os vossos óleos favoritos? Gostava muito de saber as vossas opiniões, amantes de cabelo 🙂 Fiquem bem!