Enzimático, gomagem, caseiro ou mecânico? Qual o melhor esfoliante corporal?

Postado em: Faça Você Mesma

Olá, meninas 😉

Vou fazer-vos uma pergunta: Vocês removem as células mortas da pele?

Esfoliam, massajam e suavizam o corpo?

Caso contrário, vou tentar convencer-vos (mas sem pressões) a testar este procedimento. Acreditem que, no momento em que aplicarem o peeling na pele, vão notar e sentir uma mudança imediata. Um bom esfoliante corporal faz maravilhas. Além disso, não há nada melhor para combater a celulite do que um bom esfoliante corporal.

E então? Desejam saber mais sobre este maravilhoso produto? 🙂 Continuem a ler!

Esfoliante corporal. O que é e por que devemos aplicá-lo?

A primeira coisa que devemos perceber é que o objetivo da esfoliação corporal não é apenas tornar a pele bonita e suave. É apenas irreparável no que diz respeito a manter a pele saudável. Este cosmético remove impurezas, estimula a pele a produzir novas células, melhora a elasticidade e atrasa os processos de envelhecimento da pele.

Não se esqueçam que a pele funciona e produz constantemente novas células. As que são capazes de cumprir a sua tarega – simplesmente morrem e esfoliam. Infelizmente, como resultado de distúrbios da taxa metabólica, poluição urbana e exposição ao stress, a nossa pele não lida bem com uma esfoliação saudável e com a remoção dessas células mortas da epiderme da maneira que deveria. O que devemos fazer nesta situação? Ajudar, naturalmente! E a melhor maneira de remover as células mortas da epiderme é usando um esfoliante corporal.

Como é que o esfoliante corporal afeta a pele?

A esfoliação corporal remove impurezas e células mortas da epiderme, desobstrui as saídas das glândulas sebáceas e evita pontos negros (especialmente no rosto, no entanto, muitas pessoas reclamam de ter pontos negros nas costas também). A pele limpa com uma esfoliação corporal está pronta para receber um creme facial, bálsamo ou sérum e tirar o máximo proveito do mesmo. Além disso, seria mais fácil para a pele absorver uniformemente um creme autobronzeador. Também vale a pena referir que a esfoliação corporal é capaz de estimular a pele a trabalhar e produzir novas células jovens. Desta forma, a pele parece mais jovem, torna-se mais elástica e os seus processos de autorregeneração são acelerados.

Tipos de esfoliantes corporais

1. Esfoliantes mecânicos – é o esfoliante mais comum. Contém partículas esfoliantes grossas ou ligeiramente mais suaves (esses são os agentes responsáveis pela remoção das células mortas da epiderme). Naturalmente, as esfoliações corporais, ao contrário dos esfoliantes faciais, são mais granuladas porque esta característica é responsável por esfoliar as zonas da pele que são significativamente mais espessas. Basicamente, várias substâncias podem ser usadas como agentes esfoliantes numa esfoliação corporal, e podem ser cascas de nozes (moídas, claro), sementes, açúcar, sal, café. Além disso, as esfoliações corporais mecânicas são perfeitas para o tratamento dos tipos de pele oleosa. Podem aplicá-las até duas vezes por semana. No que toca a pele seca, o melhor será optar por esfoliantes com grãos finos, que podem ser aplciados duas vezes por mês. Se a pele estiver excecionalmente desidratada, optem por uma esfoliação corporal com açúcar e sal: não só suaviza a pele, como também nutre e repõe do pH. As partículas de sal e açúcar são dissolvidas sob a influência da massagem e penetram profundamente na pele.

2. Esfoliantes enzimáticos – perfeitos para pele sensível e capilar. Este tipo de esfoliante corporal não contém partículas abrasivas e não deve ser esfregado na pele. Em vez disso, deve ser aplicado no rosto para permitir que se funda com as ligações intercelulares. Deve ser removido passados 15 a 20 minutos.

3. Gomagem – pode ser descrita como uma combinação dos dois tipos de esfoliantes corporais acima referidos. Deve ser aplicado na pele (dando tempo suficiente para afetar as células da pele) e, em seguida, NÃO DEVE ser enxaguado, mas desgastado (para ser mais precisa, deve ser enrolado com as mãos). O mais interessante é que a gomagem é adequada para todos os tipos de pele, incluindo capilar, seca e madura.

Esfoliante corporal caseiro. É melhor do que os esfoliantes de supermercado?

O esfoliante corporal caseiro não é nada mais do que um esfoliante feito em casa a partir de ingredientes naturais e fáceis de obter. É bom porque não possui substâncias artificiais. No que toca aos cuidados com o corpo, não há nada melhor para substituir uma esfoliação clássica do que grãos de café moídos 🙂

Não faz sentido pagar muito por esfoliações corporais exorbitantes para combater a celulite… especialmente quando percebemos que a maioria contém café. Este é o ingrediente que combina melhor com o peeling de laranja.

O assunto muda quando falamos de esfoliantes faciais. Obviamente que podem fazer esfoliação facial em casa e existem certamente muitas ótimas receitas disponíveis. No entanto, em termos de cuidados com a pele do rosto, devem ser super cautelosas ao aplicar esfoliações caseiras. A questão neste caso é que as esfoliações, infelizmente, podem causar mais prejuízo do que benefícios. As pessoas com pele capilar ou excecionalmente sensível, propensa a ganhar acne ou que apresente outras alterações, devem ser muito exigentes ao selecionar um esfoliante facial para cuidar da pele ou apenas pedir aconselhamento a um especialista. Se tiverem tempo e dinheiro, podem fazer um bom tratamento que muitos salões de beleza oferecem. Quando visitam este tipo de estabelecimento, encontram especialistas que vão sugerir certos procedimentos adequados ao seu tipo de pele (por exemplo, tratamento de acne com amêndoa). Além disso, os salões de beleza também oferecem esfoliantes especiais para as zonas do corpo afetadas pela celulite. O mais popular é o esfoliante corporal Thalaspa, que contém partículas finas de sal marinho, óleo de jojoba, extrato de chá verde, óleo de casca de limão, óleo de semente de pêssego e cera de abelha. Como veem, todas as substâncias são naturais e fáceis de obter. Portanto, pode preparar este esfoliante corporal com sal e óleo em casa. Na maioria dos casos, misturo café com sal marinho e adiciono óleo de jojoba ou amêndoa. No final, adiciono uma pitada de sumo de toranja e misturo tudo bem. E é tudo 🙂 Fiquem bem! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Máscaras capilares caseiras – Laboratório na cozinha para um cabelo saudável
Faça você mesma: os 10 melhores condicionadores capilares caseiros